quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (2009)

Foto 1 - Gabourey Sidibe e Mo'Nique em Precious

Uma coisa que sempre digo, funciona muito bem para Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, nada nunca é tão ruim que não possa piorar. Isso pode muito bem resumir a história de Claireece Jones Precious (Gabourey Sidibe), 16/17 anos, negra, moradora do Harlem, analfabeta, obesa, mãe de duas crianças, tem uma série de complexos, dentre os quais, sonha ser branca, magra e com cabelos loiros e lisos, fora isso, possui uma relação destrutiva com a sua mãe, Mary (Mo'Nique). Após ser expulsa do colégio que cursava o ensino médio - vale ressaltar, que o colégio era do tipo, finge que te ensino e você finge que aprende - tem uma proposta para estudar em uma escola alternativa, Each One Teach One. E daí sua vida começa a se transformar, não necessariamente para melhor, mas pelo menos com maior autonomia.

Dois pontos precisam ser enfatizados na película: as atuações e o roteiro. As performances são sustentadas por duas atrizes principais, a Gabourey Sidibe e a Mo'Nique. A primeira é uma atriz principiante, de apenas 26 anos, que nem por isso deixa a desejar, muito pelo contrário. Convenhamos que interpretar uma garota com tantas adversidades como as que elenquei acima não é tarefa fácil. No entanto, a Sidibe consegue nos impressionar, e nos convence a cada olhar, a cada expressão. Além disso, as falas são das mais pesadas e realistas, que ao mesmo tempo nos choca e nos emociona. E ela com a maior maturidade e tranquilidade consegue transmitir muito bem cada faceta e cada momento da sua personagem, de fato, merece todas as indicações, e todo o reconhecimento que está tendo. Vamos ficar de olho nela!

Nesse mesmo sentido, Mo'nique interpreta a mãe da Sidibe, uma mulher que pouco se importa com a filha, que a faz de escrava, e que a maltrata tanto fisicamente, quanto psicologicamente. A única funcionalidade da filha e da neta, é que ambas estão cadastradas no programa de ajuda do Estado, o que faz que no final do mês ela receba uma determinada quantia de dinheiro. Os pontos altos da sua atuação são a discussão com a filha na escada, a discussão também com a filha quando esta volta do hospital com o novo filho, e já no final com a assistente social (
Mariah Carey). Em performances arrebatadoras, violentas e convincentes, Mo'Nique merece cada indicação e cada prêmio que tem recebido. Outra atriz que está bem, é a Paula Patton, ela faz a professora (Srta. Rain). De fato, ela não aparece muito por conta do seu papel, mas auxilia muito bem a Sidibe (Precious) nas cenas que fazem juntas.

Para acabar os comentários sobre as performances, é preciso falar da Mariah Carey e do Lenny Kravitz. Os dois não comprometem a qualidade final do filme, mas poderiam ser trocados por outros atores, até porque a Mariah Carey está com a mesma cara da primeira até a última vez que aparece, seja em um momento descontraído, ou em momentos de maior tensão. E o Kravitz está com uma expressão, o que estou fazendo aqui? Como pouco aparecem, não prejudicam o resultado final, até porque só a Sidibe e a Mo'Nique já valem a pena.

O segundo ponto é o roteiro adaptado de um romance de
Sapphire, escrito por Geoffrey Fletcher indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. As falas são do início ao fim incrivelmente tocantes, não como os idealizadores de The Blind Side fizeram, de maneira maniqueista, onde uma rica branca ajuda um negro pobre. A forma como a trama transcorre é em cada momento, original, não pela história que não é novidade para ninguém, mas pela força dos diálogos e claro, a interpretação das atrizes.

O diretor Lee Daniels, em muito momentos, utiliza o recurso da “câmera na mão tremida”, para passar a impressão de que o espectador é testemunha do dia a dia de Precious. A história contada por Daniels não é original, como também as técnicas utilizadas no longa. No entanto, essa peça ganha vigor por causa das atuações marcantes das duas protagonistas, apoiadas em momentos e falas dramáticas de tirar o fôlego. Só isso, vale as quase duas horas de atenção, porque é o típico filme difícil de esquecer.

Para ver o site oficial do longa, clique aqui.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (Preciosa - Uma História de Esperança), Estados Unidos - 2009. Dirigido por Lee Daniels. Com: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz. 110 minutos. Gênero: Drama.
Nota: 9.2

5 comentários:

Kamila disse...

Tô com muita curiosidade em assistir a este filme porque ele tem o tipo de história que me emociona muito. Fora que as opiniões que tenho lido sobre a obra são boas.

Wally disse...

Parece ser um tanto intenso este filme - realmente estou curioso.

Matheus Pannebecker disse...

Melhor do que eu esperava. Uma grata surpresa.

Vinícius P. disse...

O filme nem me conquistou tanto assim, mas adorei o que você comentou sobre "The Blind Side", é bem isso mesmo, rsrsrs. Para mim, as atrizes são o maior destaque em "Precious".

Santiago. disse...

Kamila,
espero que você possa rapidamente ver as atuações da Mo'Nique e da Sidibe.

Abraço!


Wally,
não só os diálogos são intensos, como as performances das duas atrizes principais. Vale a pena conferir!

Abraço!


Matheus,
é bom quando isso acontece, não é?

Abraço!


Vinícius,
confesso que o filme mexeu comigo, mas claro que quem sustenta todo o clima são as duas atrizes principais. Em breve comento The Blind Side. A "mega produção" estrelada pela Bullock que querem acabar de empurrar goela abaixo.

Abraço!

Postar um comentário